Quem somos

 O Projeto Colibri é uma iniciativa da Base Aérea dos Afonsos (BAAF). A forma de ingresso ao Projeto é por meio de Processo Seletivo com prova em Língua Portuguesa e Matemática.

Para escola pública, atualmente, são disponibilizadas 30 vagas para jovens oriundos das escolas municipais do Rio de Janeiro que estejam cursando o 7º ano do ensino fundamental.

A iniciativa da BAAF auxilia centenas de alunos na consolidação do aprendizado, ministrando aulas de reforço em Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Geografia, História, Biologia, redação e Inglês, a fim de prepará-los para os concursos de ingresso à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e ao Colégio Naval (CN). 

As atividades do Projeto Colibri ocorrem de segunda a sexta-feira, das 6h 30min às 12h 20min e, aos sábados, das 8h às 12h. São oferecidas aos alunos duas refeições: café da manhã e almoço, bem como é disponibilizado um lanche no intervalo das atividades. Os alunos do Colibri participam do Projeto no contraturno escolar, não havendo, dessa forma, prejuízo a sua progressão educacional no ensino fundamental previsto em lei.

Além das aulas das matérias exigidas nos concursos, os alunos participam de atividade física, palestras motivacionais e educativas, instruções de hinos e canções, conduta comportamental e ordem-unida para desfiles em cerimônias militares. Toda programação contempla um período de, aproximadamente, 19 meses de vigência das atividades do Colibri.

Os alunos do Colibri seguem as orientações previstas no Manual do Aluno do Colibri (MAC). O MAC norteia toda a rotina diária do aluno, estabelece as regras de convívio, visando a desenvolver no aluno atitudes, valores e hábitos saudáveis à vida social. Orienta tanto os alunos quanto os seus responsáveis sobre os procedimentos didáticos e as técnicas metodológicas empregadas no Colibri. 

Como forma de avaliação de aprendizado, os alunos são submetidos à realização de simulados mensais, à entrega de conteúdos solicitados pelos professores e à participação nas aulas.

As informações publicadas nesta página estão sujeitas a alterações.

Anuário das Turmas do Colibri

>>>Clique aqui para acessar <<<

Um comentário: